Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mariana

27 de Maio, 2024

Edimburgo e muitos livros

mariana

AO-SCAN-MC_18.jpg

Hoje trago um post diferente – assim um book haul misturado com as livrarias que visitei quando fui a Edimburgo (primeira cidade literária pela UNESCO), no passado mês de abril. Fui fazer uma roadtrip pelas Highlands, seguindo para a Ilha de Skye, passando por Glasgow e acabando em Edimburgo. Aqui chegada, e com o tempo já contado, consegui reservar umas horinhas para passear pela cidade em busca destes cantinhos mágicos. Cá vamos:

Topping & Company

Esta é a maior livraria independente de Edimburgo, com dois pisos - no rés do chão existem as novidades e encontrei uma mesa com autores escoceses. Fiquei logo com o “Young Mungo” de Douglas Stuart na mão. Logo ao lado peguei no “In Memoriam” de Alice Winn. E depois disto descobri o primeiro andar e fui-me abaixo da cabeça. Foi o espaço mais cosy onde estive, num dia cinzento e chuvoso, uma luz linda e várias salas com livros do chão ao teto. O que se pode querer mais?

Blackwell's

Depois disto, fui direta à Blackwell’s, a livraria mais antiga de Edimburgo (1848). Notou-se logo uma grande diferença, uma vez que saltei de uma livraria independente para uma cadeia que tem várias lojas distribuídas pelo Reino Unido. Esta em questão era tão grande que me senti como se estivesse no Louvre e a meio já ia em modo cruise control a passar os olhos pelas estantes. Daqui trouxe o “Hood Feminism” de Mikki Kendall e o “Tomorrow Sex Will Be Good Again” de Katherine Angel.

Lighthouse Bookshop

Voltei ao território livrarias independentes, esta chamada Lighthouse que se define por ser “a queer-owned and woman led independent community bookshop. We are an unapologetically activist, intersectional, feminist, antiracist, lgbtq+ community space”. É um espaço super pequeno, mas cheio de personalidade, que adorei visitar. Vim com o “all about love” de bell hooks.

Ainda consegui passar numa loja de venda de artigos em segunda mão e assim como por magia encontrei o “Klara and the Sun” de Kazuo Ishiguro em ótimo estado e pela simpática quantia de 3£. Not too shabby!

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.46.jpeg

Adorei esta viagem e acho este país o destino perfeito para quem procura paisagens deslumbrantes, um ambiente acolhedor onde quer que se vá e claro, muitos livrinhos! 

4 comentários

Comentar post