Stoner - John Williams
Sempre que via este livro por aí, chamava-me a atenção, não sei se pela capa, se pelo título. Numa conversa em janeiro com umas pessoas que conheci pelo bookstagram, disseram-me que era um dos livros das suas vidas e então decidi finalmente lê-lo.
Stoner é o apelido da nossa personagem principal, William Stoner, filho de agricultores que ingressa na universidade para estudar as novas técnicas de agricultura e acaba por se apaixonar pela literatura e seguir a carreira de professor, tornando-se num académico. É esta a história que seguimos, desde o início dos estudos, à solidificação da sua profissão, ao encontro e desencontro de amizades e amores, paternidade, intrigas, até ao fim da vida.
Perante os problemas que lhe vão aparecendo, existe correntemente uma inação e fuga ao conflito por parte de Stoner. Este tipo de atitude faz com que, quando confrontado com pessoas desagradáveis ou situações injustas, a personagem não se defenda e acabe por ver grandes paixões (românticas ou não) tornarem-se em grandes pesadelos.
Acompanhar esta história do início ao fim – apesar de ser com alguma distância e frieza que o autor nos narra os episódios da vida de Stoner – eleva o impacto de todas as falhas e desilusões que enfrenta. A personalidade da personagem, o modo como age, e talvez por ser uma história tão vulgar, sem qualquer tipo de suspense ou irrealismo, faz com que acabemos por olhar para as nossas próprias experiências e nos identifiquemos com algumas situações.
“Sometimes, immersed in his books, there would come to him the awareness of all that he did not know, of all that he had not read; and the serenity for which he labored was shattered as he realized the little time he had in life to read so much, to learn what he had to know.”
Apesar de não se ter tornado um dos livros da minha vida, após um mês de o ter lido, ainda penso nele regularmente e tenho alguma vontade de o reler. Se estão à procura de uma escrita bonita e bem construída, sem rodeios, descrições da vida tal e qual como ela é, muita melancolia e amor pelos livros, aconselho darem uma oportunidade a este Stoner.